Biografia

paulo-freirePaulistano, nascido em 4 de fevereiro de 1955, filho do Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, Pastor José Wellington Bezerra da Costa e da Irmã Vanda Freire Costa, Líder Nacional da Unemad – União das Esposas dos Ministros das Assembléia de Deus, ele ostenta ainda a alegria de ter em sua família os irmãos pastores da denominação: José Wellington Costa Junior, Samuel Freire Costa e Joel Freire Costa, a vereadora paulistana Marta Costa e a psicóloga Rute Freire Costa.

Casado com a psicóloga Léa Costa, é pai da Vanessa e Cristiane Costa, e tem três netinhos.

Pastor Paulo Freire é reconhecido por suas atividades missionárias, pastorais e por sua liderança entusiasta junto aos pastores na Campanha Evangelística Unida – CEU – que agrega pastores do interior do estado de São Paulo na evangelização dos municípios paulista.

Sua história de vida é marcada por momentos de fé e decisão, tal como aconteceu no início da carreira ministerial ao liderar a juventude da sede no Belenzinho(SP) e em seguida ao assumir o setor de Ermelino Matarazzo (zona leste – SP), realizando um trabalho que o levou a mais uma decisão importante: Ir para o campo missionário com sua família.

Durante longos anos viveu nos Estados Unidos, e realizou uma grande obra missionária levando carinho, afeto e uma palavra amiga a milhares de pessoas em em El Monte – na Califórnia. Dias difíceis, mas inesquecíveis, longe dos familiares, exercitando o viver por fé, e levando sua família para o altar da oração e da dependência de Deus.

De retorno ao Brasil em 1995, assumiu a liderança da AD Campinas, implantando uma nova marca na gestão administrativa, criando e estruturando novos departamentos e investindo em missão, evangelismo e na ação social, através do Instituto Paulo Freire de Ação Social, que presta auxílio a menores menos assistidos na região periférica de Campinas. Com este trabalho ele está conseguindo retirar das ruas diversas crianças, que na unidade do Núcleo de Desenvolvimento oferece assistência psicológica, reforço escolar, educação física, música, artesanato e outras atividades.

Em cada atuação do Pastor Paulo junto ao instituto, nota-se em seus olhos o brilho de estar dando um pouco de si mesmo para cada criança assistida. Seus projetos sociais são amplos e contempla todas as faixas etárias na igreja e na comunidade.

Como Presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Geral das Assembléias de Deus, tem demonstrado habilidade, austeridade e zelo com a sã doutrina, ao realizar simpósios e encontro de líderes visando discutir e impedir a disseminação de heresias e modismos nas fileiras das Assembléias de Deus, cortando, “literalmente”, o mal pela raiz.

Por anos lutou pela conscientização política da denominação presidindo o Conselho Político, onde atuou diretamente com os parlamentares desde sua eleição até o desenvolvimento do mandato, sempre orientando, oferecendo seus conhecimentos para auxiliá-los nas questões políticas envolvendo a fé cristã.

Escolhido por unanimidade pelos pastores de São Paulo para ser o representante da denominação no Congresso Nacional, foi sagrado vitorioso com 161.083 votos, e o terceiro deputado mais votado em Campinas.

Em seu mandato pretende defender a família e o fortalecimento dos municípios e ainda colaborar com o crescimento sustentável de nossa nação.